Como Vender Mais: Estratégias para Licitações

  • 22 de novembro de 2024

No mundo das licitações, a competição é acirrada e a margem para erros é mínima. Logo, para aprender como vender mais e conquistar grandes contratos, é preciso ter agilidade e contar com estratégias bem definidas.

Ou seja, vender mais no mercado de licitações é como um jogo de xadrez, onde cada movimento precisa ser pensado estrategicamente. Afinal, um erro pode comprometer toda a partida.

Da mesma forma, um processo desorganizado, uma oportunidade negligenciada ou uma proposta mal formulada podem resultar em perda de contratos valiosos. Porém, quando bem jogado, com as informações corretas e a estratégia certa, seu time tem grandes chances de vender mais.

Neste artigo, trouxemos dicas de como maximizar suas chances de vender mais no mercado de licitações. Continue a leitura!

Como vender mais no mercado de licitações?

Vender mais no mercado de licitações exige uma combinação de estratégias bem definidas, eficiência operacional e o uso inteligente de tecnologias. Saiba mais:

1. Conheça o mercado

Ao conhecer o mercado, você consegue identificar:

  • quais licitações se encaixam perfeitamente no perfil da sua empresa;
  • quais são seus pontos fortes e fracos;
  • quem são seus concorrentes;
  • se preparar para futuras oportunidades e adaptar seus produtos e serviços para atender às demandas dos clientes;
  • tomar decisões mais estratégicas sobre quais licitações participar e como alocar seus recursos.

Tradicionalmente, as empresas coletavam informações sobre o mercado de forma manual — processo demorado e sujeito a erros. Hoje em dia, existem ferramentas tecnológicas que facilitam essa tarefa, como plataformas de inteligência de mercado. Ela funciona assim:

  • coleta de dados – são coletadas informações sobre licitações passadas, perfis de compradores, legislação, entre outros;
  • análise de dados – os dados coletados são analisados para identificar padrões, tendências e oportunidades;
  • interpretação de dados – a partir da análise, são gerados insights valiosos para tomar decisões.

Assim, você não depende de um processo manual e demorado, onde seria necessário monitorar diversos portais governamentais e privados. Com esse software de gestão de licitação, é possível receber, em tempo real, informações relevantes sobre o mercado de licitações.

2. Automatize processos repetitivos

Imagine sua equipe gastando horas com tarefas repetitivas e manuais, como coletar dados de licitações em diversos portais, organizar informações em planilhas e acompanhar prazos. Esse tempo poderia ser utilizado para analisar oportunidades, elaborar propostas mais estratégicas e construir relacionamentos com clientes.

Diante disso, a automação de processos surge como a solução ideal para otimizar o dia a dia da sua equipe e aumentar a produtividade. Desse jeito, você libera seus colaboradores para focarem em atividades que realmente agregam valor ao negócio. 

Exemplos de automatização no mercado de licitação

  • Busca automatizada – plataformas buscam diariamente novas oportunidades em diversos portais, garantindo que você não perca nenhuma chance;
  • Filtragem personalizada – você pode configurar a plataforma para filtrar as licitações conforme seus critérios específicos, como valor, objeto, local e data de abertura;
  • Organização centralizada – todas as informações sobre as licitações são armazenadas em um único lugar, facilitando a consulta e a análise;
  • Alertas personalizados – receba notificações sobre as oportunidades mais relevantes para o seu negócio, por e-mail ou outras plataformas.

Até porque, já pensou perder prazos importantes, por exemplo? O volume de dados e a complexidade dos processos podem gerar atrasos e, consequentemente, a perda de prazos. Felizmente, ao automatizar tarefas repetitivas e que consomem muito tempo, você evita esse problema. 

3. Integre sistemas para maximizar a eficiência

Integrar sistemas de CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning) com plataformas de licitação viabiliza que todos os dados e processos sejam centralizados.

Em outras palavras, você acessa todas as informações sobre seus clientes em um único lugar. É o caso do histórico de compras e das interações com sua equipe de vendas. Logo, é mais fácil personalizar suas propostas e aumentar suas chances de sucesso em licitações.

Além disso, integrar sistemas pode reduzir custos ao minimizar erros, evitar duplicação de dados e otimizar o uso de recursos. Isso porque o seu time tem acesso imediato e em tempo real às informações necessárias, otimizando processos e reduzindo a sobrecarga de trabalho manual.

4. Aprenda a personalizar propostas de licitações

Ao invés de enviar uma proposta genérica para todos os editais, personalizar demonstra forte entendimento das necessidades do cliente e aumenta as chances de sucesso.

E ainda, ao sinalizar que você se dedicou a entender as demandas do cliente, é possível aumentar a credibilidade da sua empresa e da sua proposta. Isso também fortalece o relacionamento e eleva a probabilidade de futuras negociações.

Diante dos benefícios da personalização, saiba que fica mais fácil fazer isso com ajuda de ferramentas. Elas podem, por exemplo, coletar e organizar automaticamente os dados das licitações, incluindo requisitos, prazos, critérios técnicos e financeiros. 

5. Mantenha o relacionamento pós-venda

As estratégias de como vender mais deram certo? O processo de uma licitação não termina com a assinatura do contrato. Na verdade, essa é a primeira etapa de um relacionamento duradouro com o cliente. Isto é, um bom acompanhamento pós-venda ajuda a:

  • garantir a satisfação do cliente;
  • identificar oportunidades de melhorias;
  • fortalecer a parceria. 

No final, isso pode resultar em contratos futuros, já que mostra compromisso com a qualidade e o sucesso do projeto. Então, vale a pena:

  • solicitar feedback regular dos clientes;
  • avaliar a execução do contrato;
  • enviar atualizações periódicas sobre novos produtos, serviços ou inovações.

Além disso, após uma licitação bem-sucedida, continue monitorando o cliente para identificar novos projetos ou necessidades que possam surgir. Existem plataformas que oferecem alertas de novas licitações e oportunidades no mesmo setor ou área geográfica.

Saiba como vender mais licitações com a Joinsy

Conforme mencionado, para aprender como vender mais no mercado de licitações, é necessário adotar estratégias bem estruturadas e aproveitar as tecnologias disponíveis. Lembre-se também da importância de manter um bom relacionamento pós-venda, o que abre portas para novos contratos e parcerias.Agora, para levar suas vendas a um novo patamar, conte com a gente. Nossa plataforma de inteligência de mercado e gestão de licitações automatiza processos, personaliza propostas e integra sistemas. Faça um teste gratuito e veja como vender mais de forma estratégica e eficiente!