Como Participar de Licitações de Prefeituras

  • 22 de novembro de 2018

Você sabe o que deve pesquisar? E como se informar? Qual o trâmite para ser um licitante apto a ter sucesso?  Essa é uma dúvida muito comum. Afinal, como participar de licitações de prefeituras?

Existem informações e mecanismos que auxiliam muito os futuros fornecedores públicos neste processo.

Você conhece algum mecanismo? Sua empresa atende aos requisitos mais importantes?

Aqui, nós podemos indicar importantes dados que vão fazer a diferença ao participar de licitações de prefeituras.

Continue conosco que vamos explicar para você!

Edital e documentos

Seguir alguns passos podem ser fundamentais para sua preparação para o certame. Isso mesmo, se orientar por um check list pode ser fundamental para sucesso para participar de licitações de prefeituras.

#1 Acompanhar as demandas dos municípios

Aqui é que tudo começa. Não adianta saber tudo sobre o processo de licitação. É preciso acompanhar e saber onde achar a licitação que solicita o seu produto. Aqui é que tudo começa.

Existe software capaz de fazer este levantamento, relacionando as licitações mais adequadas para sua empresa. Recursos como software de licitação são formas de otimizar o trabalho da sua empresa e aumentar o seu potencial de ser o fornecedor público.

As informações levantadas são oferecidas pelas prefeituras que, por lei, devem divulgar o extrato ou aviso de licitação. Nestas publicações, estão as primeiras informações que você e sua empresa precisam saber para participar de licitações de prefeituras.

#2 Atenção ao objeto

Ok, ok! Isso pode parecer óbvio, mas é muito sério. Na leitura do edital, você deve não somente ver se sua empresa pode fornecer o objeto.

É indispensável que você verifique as condições de fornecimento, como prazos, aspectos da entrega do objeto ou da prestação do serviço.

#3 Etapas do certame

Estas são peças fundamentais: as etapas do certame. Participar de licitações de prefeituras requer que sejam atendidas todas as exigências documentais e formais das etapas.

Lembrando que estas etapas principais são: credenciamento, proposta e habilitação. A preparação dos envelopes destas etapas deve ser feita minuciosamente. Um esquecimento simples pode significar uma oportunidade perdida.

#4 Regularidade

Já falamos sobre a importância de apresentar as documentações corretamente nas etapas do certame. Mas o conteúdo destes documentos deve ser verificado com muita atenção.

O que isso quer dizer? Quer dizer que documentos devem estar dentro do prazo de validade, devem estar regulares junto aos órgãos emissores e sempre apresentar documentos autenticados. Caso contrário, os originais devem ser apresentados durante a sessão.

Oportunidades de sucesso

Participar de licitações de prefeituras pode ser uma grande oportunidade de negócio e sucesso para você e sua empresa.

Para isso, recomenda-se estar informado sobre as exigências legais, conhecer as principais leis.

Entre elas estão: Lei Federal nº 8.666/93, que institui as normas para licitações e contratos da Administração Pública; a Lei Federal nº 10.520/02, que institui a modalidade de pregão para aquisição de bens e serviços; e ainda a Lei Complementar nº 123/06, que institui estatuto de microempresas e empresas de pequeno porte.