Modelo de Proposta Para Licitação: Como Elaborar?
Ter um modelo de proposta para licitação bem elaborado é essencial para qualquer empresa que quer ter sucesso vendendo para a Administração Pública.
E para os recém-chegados nesse universo das licitações, ter segurança sobre o modelo de proposta de preço é sempre um grande desafio.
Partindo deste princípio, elaboramos este artigo a fim de ensinar o que não pode faltar e o passo a passo para elaborar uma proposta de preço para licitação.
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
O que não pode faltar numa proposta de licitação
Engana-se redondamente quem acredita que o menor preço é tudo o que importa para uma proposta de licitação ser aceita. Propostas mal formuladas são recusadas o tempo inteiro.
Por isso, é essencial estar atento às solicitações do edital e apresentar uma proposta coerente.
Não é raro ver empresas submetendo propostas em licitações sem ter lido todo o edital ou oferecendo um serviço não solicitado ou até mesmo deixando de ofertar todo o exigido.
A melhor proposta é aquela que corresponde a todas as exigências do edital, sendo benéfica tanto para a empresa quando para o governo.
11 passos para elaborar sua proposta de licitação
Com todo o edital lido, confirmando que a sua empresa pode fornecer todo o produto ou serviço solicitado, é chegada a hora de escrever a sua proposta.
A seguir elaboramos uma lista com o passo a passo, para ser mais específicos: onze, para te ajudar a não esquecer o essencial na elaboração de uma proposta de preço. Acompanhe.
Passo 1. Qualificações
O passo inicial é aproveitar a primeira folha do documento para apresentar as seguintes informações:
1 – Nome da cidade e estado;
2 – Data de elaboração da proposta (não precisa ser igual a data da licitação);
3 – Nome do Portal de Licitação que promove a licitação;
4 – Setor para o qual será enviada a proposta;
5 – Modalidade de licitação;
6 – Referência: inserir o número da licitação;
7 – Data e hora em que a licitação foi aberta;
Introdução com as informações:
1 – Razão Social da Empresa,
2 – Endereço Completo,
3 – CNPJ,
4 – E-mail,
5 – Telefone/fax,
6 – Nome completo do representante legal, mais cargo/função, RG e CPF.
Uma dica: escreva a proposta em papel timbrado da sua empresa.
Passo 2. Descrição do objeto
Em seguida, descreva com detalhes o serviço ou produto que você pretende oferecer. Como esse item corresponde ao objeto da licitação, é permitido copiar integralmente o texto contido no Projeto Básico ou Termo de Referência.
Repito, essa é a hora de confirmar se seu negócio realmente tem condições de oferecer o prometido.
Passo 3. Descrição do produto ou serviço
É necessário descrever cada serviço que será oferecido tendo como modelo o Projeto Básico ou Termo de Referência, que deve ser inserido aos anexos da proposta.
Essa é a parte do edital onde o solicitante deve descrever com o maior número de detalhes possível o produto ou serviço a ser contratado.
Portanto, ser claro e objetivo, oferecendo informações que tornem o objeto único e determinando os critérios de qualificação, são um dever nesta fase.
Passo 4. Lugar de execução
Informe o lugar de execução dos serviços. Por exemplo, no caso de fornecimento de quentinhas para os funcionários de uma obra, informe que os alimentos serão preparados e embalados na sede da sua empresa, se este for o caso.
Essa pode parecer uma coisa simples, mas confie, pode proteger o seu negócio de futuros mal entendidos.
Passo 5. Dados da conta bancária
Forneça os dados da conta bancária onde o solicitante poderá fazer os pagamentos enquanto durar o contrato.
Não se esqueça de colocar o nome do banco, agência, conta-corrente e o nome do(a) dono(a) da conta.
Passo 6. Validade da proposta
Indique o tempo em que pretende manter a proposta. Fique atento, pois os editais costumam exigir o prazo mínimo de 60 a 90 dias.
Passo 7. Definição de valores
Não se esqueça de detalhar o valor mensal e anual dos serviços que serão fornecidos, bem como as condições de pagamento.
É importante ainda fazer a descrição detalhada dos valores por extenso, de acordo com todos os gastos que serão despendidos.
Passo 8. Cláusulas no contrato
É preciso observar se o edital consta a minuta do contrato, caso não, é possível impugná-lo.
Isso porque é através do contrato que você saberá seus direitos e obrigações diante da Administração Pública.
De todo modo, ainda que conste a minuta no edital, você precisa ficar atento a algumas cláusulas, para que elas não fujam da legalidade e para que você fique resguardado dos seus direitos.
Algumas cláusulas do contrato precisam ser preenchidas com os artigos da Lei a qual estão subordinadas, como é o caso da cláusula da alteração contratual, do reajuste e da repactuação.
Caso essas cláusulas constem na Minuta do Contrato, basta fazer a transcrição destas, porém, não estando redija-as conforme as orientações a seguir:
Quanto a cláusula que se refere a Alteração Contratual, avisar que o contrato concorda com o Art. 65 da lei 8666/93 (essa cláusula é muito importante, nunca deixe de informá-la).
Sobre o reajuste, é importante deixar claro que o contrato será reajustado todos os anos de acordo com o Art. 2º e Art. 3º Da Lei 1.192. E essa é uma cláusula opcional.
Por fim, na cláusula da repactuação, indique que está em conformidade com o Art. 5º do Decreto 2271/98.
Impugne a minuta contratual do edital se:
= Não houver a minuta do contrato no edital ou em anexo;
= No contrato não houver cláusula referente a Alteração Contratual;
Em caso de licitações estaduais, distritais ou municipais que não possuam cláusula de Repactuação.
Passo 9. Prazo de duração do contrato
Informe o prazo de duração do contrato conforme o edital.
Este prazo costuma ser de doze meses.
Passo 10: Assine e carimbe o documento
fim, carimbe o documento com as informações sobre sua empresa, como razão social, nome do representante legal e seu cargo ou função.
É muito importante que o documento seja assinado, e que seja por pessoa competente para o ato, pois corre o risco da proposta ser desclassificada.
Passo 11. Criação de Anexos
Caso sua empresa esteja concorrendo a um edital para fornecer um serviço, é recomendado a criação de um anexo informando os detalhes, os prazos e a regularidade dele.
Ainda nos anexos, crie uma lista com todos os materiais e equipamentos que serão utilizados para a execução do serviço ou entrega do produto.
Pronto para ter seu modelo de proposta para licitação?
Tendo seguido esses 11 passos, você terá em mãos uma proposta bem-feita e com grandes chances de ser aprovada.
Agora é só procurar as licitações abertas e sair tendo sucesso em todas elas.
Mas espera uma coisa, procurar por licitações manualmente leva muito tempo e é bastante cansativo, não é mesmo?
Mas não precisa ser assim. Você já conhece os softwares de licitação?
Ainda não? Então conte com o software de licitações da Joinsy, que além de segmentar e entregar as possibilidades de editais às empresas, também auxilia no processo de estudo do mercado, entregando informações dos órgãos licitantes e concorrência.
Agora que você já sabe como construir um modelo de proposta de licitação e a melhor maneira de encontrar as empresas que fazem licitações, que tal experimentar o software da Joinsy e dar uma alavancada nos seus negócios?
[…] Para aprender mais sobre como elaborar uma proposta vencedora, leia este outro artigo aqui do blog. […]
[…] licitações, o site é licitações-e. Em seguida, é preciso cadastrar os valores, o que seria a proposta de preços. Só depois desta etapa é que os licitantes cadastrados são chamados para participarem da fase de […]
[…] como montar um edital de licitação; […]
[…] te dar dicas de como elaborar uma proposta de preço […]
[…] uma frase que pode parecer clichê de que não existe receita pronta. E no caso do modelo de proposta de preços, é exatamente […]
Muito bom só faltou um modelo pronto
Boa tarde Rafael, nós temos um artigo com o passo a passo para montar a proposta https://www.rcc.com.br/blog/modelo-de-proposta-para-licitacao/.
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Obrigada por seu comentário Vera!
Ótimo artigo, obrigado.
Informo que o link para baixar o “Banner: Check-list de documentos necessários” deste artigo está fora do ar. Podem me enviar por e-mail se houver a possibilidade 🙂
Obrigada por seu comentário Allan! Já atualizamos o link com a lista de documentos.
[…] Fonte: Modelo de proposta para licitação: como elaborar? | RCC Licitações […]
[…] Rafael Disse: 25 DE MARÇO DE 2019 ÀS 22:40 […]
[…] Para aprender mais sobre como elaborar uma proposta vencedora, leia este outro artigo aqui do blog. […]
[…] pode ainda saber mais sobre como se preparar para participar de licitações, como preparar sua proposta e como aproveitar as oportunidades de contratar com a Administração Pública nestes artigos do […]
Posso preencher de caneta,uma proposta de licitação ?
Olá Rosalia,
Apesar de não ser previsto em lei os editais costumam exigir que seja digitado.