Licitações Abertas: Saiba Onde Você Pode Encontrá-las
Todo empresário quer lucrar mais e arranjar bons clientes, concorda? Então, nada melhor do que ter o governo como seu cliente. Você sabia que os portais online de compras do governo facilitam as buscas por licitações abertas, tornando maior suas chances de vendas?
Veja neste artigo onde encontrar licitações em aberto e não perca nenhuma oportunidade!
Caso você ainda esteja em dúvida sobre o que é licitação e se você realmente tem interesse em participar, você pode ler este artigo: Tudo o que você precisa saber sobre licitações.
Mas só para destacarmos, ela nada mais é do que um procedimento administrativo obrigatório para contratação de serviços ou aquisição de produtos que antecede a assinatura de contratos com a Administração Pública.
As licitações públicas visam assegurar igualdade de condições a todos que desejam realizar um contrato com o poder público.
Porém, a forma de divulgação desses processos ainda gera dúvidas em muitos empresários devido às dificuldades encontradas nas buscas pelos editais de licitações abertas.
Então, vamos ao que interessa:
Em quais canais o governo divulga as Licitações Abertas
Antes de se tornar um fornecedor do setor público através da internet, cadastre-se nos principais portais de compras públicas, marcando as opções de produtos fornecidos pela sua empresa e regiões de atendimento para ser notificado.
Para a efetivação do cadastro é preciso a regularização dos seguintes documentos:
→ Habilitação jurídica;
→ Regularidade fiscal federal;
→ Regularidade fiscal estadual e/ou municipal;
→ Qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.
Quer saber mais? Veja em: Passo a passo para participar de uma licitação
Os governos federal, estaduais e municipais são os maiores consumidores de bens e serviços do país, comprando em média, cerca de R$ 4,3 trilhões por ano.
Conheça alguns portais de compras governamentais:
Licitações públicas do governo federal
O Comprasnet é o portal de compras do governo federal. É um sistema de informações que notifica os fornecedores a respeito dos editais e resultado das licitações de acordo com as linhas de fornecimento e regiões de notificação escolhidas.
O cadastro no portal pode ser feito diretamente no site, porém a plena operação em pregões exige o registro do fornecedor no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF).
Esse é um cadastro gratuito que precisa ser renovado anualmente e, uma vez feito, o fornecedor pode apresentar lances e propostas para o governo federal e para os demais órgãos que tenham aderido à ferramenta.
Licitações públicas no Banco do Brasil – Licitações-e
Agências do Banco do Brasil e mais de 1.676 órgãos, entre eles: prefeituras e secretarias realizam licitações nesta plataforma.
Alguns estados, municípios e compradores do poder legislativo e judiciário utilizam esse portal por não possuírem ferramentas próprias de compras governamentais e preferem aderir às ferramentas já existentes por uma questão de redução dos custos.
Esse é um cadastro pago e conta ainda com algumas falhas no processo de download e no decorrer da execução.
Licitações públicas na Caixa Econômica Federal
Mais de 2.000 agências da Caixa Econômica e algumas unidades de negócios realizam licitações por meio desse portal.
As compras são realizadas através de 12 escritórios de logística distribuídos em todo o país, destinados somente para licitações.
O portal utiliza uma metodologia muito simples, sendo de fácil utilização, mantendo agilidade na conclusão do pregão eletrônico.
Licitações públicas dos governos estaduais e do Distrito Federal
São sistemas com plataformas distintas para cada estado e para o Distrito Federal.
A base que compõe o cadastro de fornecedores é menor por ser focado apenas naquele estado específico. É possível que seus sistemas de contabilidade, controle de materiais, serviços e processo orçamentário sejam integrados com as licitações.
Para participar das licitações nele é preciso estar cadastrado individualmente em cada portal estadual de seu interesse, pois não há integração das bases de dados entre os estados e Distrito Federal.
Dificuldades na busca manual por Licitações
Grande parte dos portais de compras do governo oferece gratuitamente, ou a baixo custo, as informações sobre as licitações abertas, separando-as por linha de fornecimento e região de atendimento.
Porém, a busca por esses editais é feita manualmente em todos os portais. Isso requer a disponibilidade de tempo e de uma equipe destinada somente para esta tarefa de busca, análise, preparação e acompanhamento do processo licitatório.
É importante manter a clareza dos seus negócios, pois é possível sentir-se atraído pela vontade de vender vários itens devido aos valores estimados das licitações.
O ideal é contratar empresas que disponham de tecnologia que permita saber em tempo real quais são as licitações em andamento no Brasil e economize o seu tempo nas buscas pelos editais, possibilitando-o dedicar-se às análises das melhores oportunidades.
Conheça a tecnologia ofertada pela Joinsy, que além de buscar as oportunidades de processos licitatórios em tempo real, possui dados específicos referentes ao mercado de licitações, dispersão geográfica, perfil de compradores e fornecedores.
Tecnologia facilita a busca por Licitações Abertas
O uso de sistemas permite a construção de bases de dados. Com essas, é possível avaliar os resultados, melhorar o acompanhamento e comparar os cenários da implementação.
É necessário que os sistemas tecnológicos estejam alinhados com a proposta de padronização das atividades de forma com que se integrem com os demais sistemas em uso.
O pilar da tecnologia ganha mais relevância quando considerado os cenários encontrados nos diversos setores, de acordo com o seu tamanho e os níveis de investimentos em Tecnologia da Informação (TI).
Além de acompanhar as ações e as melhorias dos processos de compras e estoques, a tecnologia auxilia na mensuração e controle dos resultados, certificando-se a respeito do cumprimento dos prazos e redução de inconsistências, da mesma forma em outras frentes, como a do Equilíbrio Fiscal.
A tecnologia facilita a fase de Controle e Captura de Resultados, que além de agregar agilidade e dinamismo na análise de informações, evita o surgimento de outras inconsistências.
Para uma maior aceitação por parte dos usuários, as ferramentas tecnológicas precisam ser intuitivas e funcionais, independentemente da complexidade.
O ideal é que existam ferramentas específicas e dedicadas especialmente para acompanhamento da frente de aprimoramento de compras governamentais, pois os índices de erro são menores e há um maior sigilo das informações incluídas.
Participe de Licitações
Então, está decidido a participar de uma licitação pública?
Analise bem a possibilidade de contratação de uma empresa especializada na busca de licitações em andamento, pois além de otimizar tempo para a sua empresa, tornará a participação dentro do processo mais efetiva, aumentando as suas chances de ganho da compra.
Assim, o processo burocrático torna-se mais rápido devido ao auxílio e experiência da empresa de buscas.
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