Licitação de Limpeza e Conservação: O Caminho para Conseguir Mais Facilmente
Você sabia que existe um mercado em expansão de licitação para limpeza e conservação? Que, cada vez mais, órgãos públicos estão realizando licitações para estes tipos de serviço? Gostaria de aprender mais sobre o assunto para conseguir melhores resultados?
Então fique aqui!
Nós vamos te explicar porque o governo tem optado por realizar licitações públicas para adquirir serviços de limpeza e conservação. E porque esse é um nicho no qual o conhecimento das regras pode te ajudar a superar a concorrência com facilidade.
Continue lendo, que você vai entender melhor!
Por que o governo tem feito licitação para serviços de limpeza e conservação?
Está cada vez mais comum nos depararmos com profissionais com uniformes de empresas privadas nas repartições públicas. Já nos acostumamos a entender que estão ali realizando um trabalho terceirizado.
Isso acontece nos bancos, em agências dos Correios, hospitais, museus, câmaras e prefeituras.
E como essas empresas entram no serviço público?
A resposta é simples: por meio de licitação.
E são vários os motivos pelos quais os órgãos públicos têm preferido realizar licitação para limpeza e conservação. O mais significativo deles é a economia.
Não há dúvidas de que um profissional terceirizado fica muito mais em conta para a empresa que contrata do que admitir um servidor.
Os custos de um trabalhador interno vão muito além do salário mensal. É preciso considerar férias e 13º salário, além de outros benefícios inerentes à contratação.
Além disso, um profissional que consiga realizar com eficiência as atividades de uma empresa precisa passar por treinamentos constantes, o que demanda mais custos.
No caso de órgãos públicos, principalmente, deve-se considerar a burocracia do contrato.
Terceirizar uma equipe externa garante uma maior flexibilidade na contratação.
Avaliando tudo isso, é fácil perceber porque os órgãos públicos têm optado pelas licitações, ao invés das contratações diretas.
Particularidades da licitação para limpeza e conservação
Entre os serviços mais licitados nos últimos anos estão os de limpeza e conservação.
E não é por acaso.
Além de todas os aspectos citados acima, devemos levar em consideração o tempo despendido para gerir equipes de limpeza e conservação.
Gerenciar mão de obra de execução de serviços de limpeza e conservação predial não é uma tarefa fácil.
Verificar o material utilizado, horários de servidores e qualidade do serviço demanda tempo e gastos, muitas vezes, exorbitantes.
Levando em conta tudo isso, fica claro que realizar licitação para limpeza e conservação é a melhor opção.
Para os fornecedores desse ramo que desejam fechar contratos, é bom ficar de olho no edital.
As especificações do objeto a ser contratado podem ser exigidas logo no instrumento convocatório. Quanto mais detalhado for esse objeto, determinando todas as necessidades do órgão público, maior a economia e a eficiência do serviço prestado.
A licitação para limpeza e conservação pode exigir a qualificação da equipe contratada e até mesmo o material de trabalho incluso.
Empresas que se ligam nessas questões, saem na frente. É um cuidado que pode evitar prejuízos e dores de cabeça depois do contrato firmado.
E isso vale tanto para os órgãos que licitam, quanto para fornecedores que desejam firmar contratos com o poder público.
Para evitar esse problema é importante que a Administração Pública faça um bom recorte do objeto que deseja contratar, fazendo com que todos os seus aspectos fiquem bem claros no edital.
Já o fornecedor deve estudar o edital com a máxima atenção, em todos os seus pontos e busque ter a certeza de que consegue atender ao contrato em sua totalidade.
O pregão e a licitação para limpeza e conservação
Os serviços de limpeza e conservação são serviços comuns e considerados de natureza contínua.
Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), em sua publicação Licitações e Contratos: orientações e Jurisprudência do TCU, 4ª edição, página 772, “serviços de natureza contínua são serviços auxiliares e necessários à Administração”.
Para definir quais serviços se enquadram nessa natureza, o TCU aponta ainda que são aqueles que, se interrompidos, podem comprometer a continuidade de atividades essenciais ao bom andamento dos serviços públicos.
Ou seja, são serviços que representam uma necessidade perene do poder público que não devem ser paralisados, sob o risco de impedir o andamento dos serviços públicos e, consequentemente, vir a prejudicar a população.
Em geral estes serviços são contratados por meio de licitação na modalidade pregão.
Por que o pregão?
Porque, em sua maioria, serviços de limpeza e conservação exigem certa celeridade em sua contratação.
As características do pregão dotam a modalidade da agilidade necessária ao fechamento desses contratos.
O pregão é umas seis modalidades previstas na legislação brasileira.
As cinco primeiras que são: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso e Leilão, foram descritas pela lei nº 8.666/93.
O pregão foi instituído por meio da lei nº 10.520/2002 e regulamentado pelo decreto nº 3.555/2000 e ainda pelo decreto nº 5.450/2005, em seu formato eletrônico.
O pregão veio simplificar e desburocratizar os processos licitatórios no Brasil e é modalidade ideal para compra de bens e serviços comuns, e sem grande complexidade e de fácil reconhecimento no mercado.
O processo do pregão é bem menos complexo que as demais modalidades de licitação.
Entre outras características, o pregão não tem limite de valores e sua disputa é feita por lances, em sessões públicas. Além disso, nesta modalidade o tipo de licitação obrigatório é o menor preço.
O Pregão Eletrônico é outra facilidade da modalidade pregão. Nesse formato, as sessões são realizadas à distância e integram todos os participantes por meio de sistemas eletrônicos.
O Pregão Eletrônico é uma das modalidades mais utilizadas para licitações públicas em todo o país, nos dias de hoje.
Atualmente, todos os setores públicos que possuem a estrutura necessária ao formato, têm optado pelo Pregão Eletrônico, em função da transparência e agilidade que ele propicia.
E o que fazer para participar e vencer
Participar e vencer licitação para limpeza e conservação requer preparação e contar com as ferramentas adequadas.
O software para acompanhamento de licitações da RCC é a ferramenta ideal para agilizar o processo de preparação das empresas para as licitações públicas.
Nossa ferramenta coleta informações sobre editais de licitações abertos em todo o país, classificando os processos por categoria.
Com isso, os fornecedores podem identificar as oportunidades por ramo de atuação, palavras-chave e dispersão geográfica, além de reunir solicitações e realizar cotações de preços automáticas com os fornecedores cadastrados.
Que ótimo! Exatamente o que eu procurava, muito obrigada
Tenho uma empresa de limpeza de fachadas e Gostaria de saber mais sobre este serviço . Fabio (061) 998093553
Olá Fabio. Muito bom saber que você se interessa por licitações e teve o interesse de conhecer melhor o nosso software para fazer toda a gestão inteligente das licitações para o seu segmento. O mais breve possível iremos entrar em contato.
Tenho empresa no ramo de limpeza agente de portaria e brigada.. Gostaria muito de entra nesse mercado de trabalho..
Preciso contratar limpeza e conservação, obrigada pelas informações!
Iremos entrar em contato Juliana. Obrigado!
Tenho uma empresa de pequeno porte e não consigo entrar em licitações
Olá Mirian,
Por que você não consegue entrar em licitações?
Você sabia que MEs e EPPs tem inúmeras vantagens em licitações públicas? Confira este artigo do nosso blog: https://www.rcc.com.br/blog/beneficios-para-pequenas-empresas-nas-licitacoes/
Equipe especializada na limpeza e conservação de todas as áreas de Shopping Centers, desde as praças de alimentação até os corredores, para total comodidades dos clientes.
Bom dia Adriano,
Você pode oferecer esses mesmos serviços para órgãos públicos. Só precisa ficar sabendo das oportunidades: https://www.rcc.com.br/experimente.php?utm_campaign=botao_2&utm_medium=&utm_source=site
Gostaria de abrir uma empresa de portaria e limpeza e participar de licitação.
Atualmente sou supervisor de uma empresa que presta serviços de segurança patrimonial para órgãos publicos.
Vocês podem me orientar?
Estou pensando em contratar uma contabilidade para abrir uma empresa. Sei que tenho que ter um local é telefone fixo É tudo que sei.
Gostaria do vosso apoio
Whatsapp 11969819771
Olá Davy,
Para começar a participar de licitações realmente é necessário ter um CNPJ, pois apenas alguns editais permitem a participação de pessoa física.
Você pode consultar se sua atividade está entre as atividades de MEI http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/atividades-permitidas
O MEI pode ter uma atividade principal e até 15 secundárias. O cadastro é online e gratuito. Você paga uma contribuição unificada, que já inclui INSS.
Tenho uma construtora e tento participar de licitações de prestação de serviços de limpeza, mas não consigo participar por exigências de atestado.
Sempre pedem atestados com experiência de 03 anos, quantidades de no mínimo 50%.
Assim não consigo atender…
Olá Tiago,
Uma sugestão é iniciar com as cotações eletrônicas, que usualmente não solicitam atestado.
Olá , Bom dia !
Tenho uma empresa de materiais de Limpeza Start , e queria conseguir clientes , como empresas de que fazem a limpeza de predios e condomínios, como devo conseguir ?!
Olá Maciel,
Nossa plataforma possui diversos planos, que você pode escolher conforme a necessidade da sua empresa.
Existe também um plano gratuito de aviso de licitações, que não será cobrado nada. Posteriormente você pode fazer upgrade para outros planos conforme for se tornando vantajoso!
Para saber mais acesse nosso site joinsy.com.br e conheça os planos disponíveis.