5 Coisas que Você Deve se Atentar na Hora de Conquistar suas Licitações
Ganhar licitações parece uma coisa difícil para você? Sempre que abre um edital, você não sabe por onde começar? Ignora os pontos mais básicos sobre o assunto? Estamos aqui para descomplicar!
Conquistar uma licitação pode ser um desafio para muita gente. A maioria das pessoas não sabe nem mesmo analisar um edital. E não entendem que quanto mais informações tiverem sobre o processo, maior será a chance de vencerem.
Saber quais os principais pontos do certame pode ser a chave da vitória. Vence quem detém o maior conhecimento e conta com as melhores estratégias. E isso pode ser muito simples.
Para saber mais continue lendo!
5 coisas importantes para se ganhar uma licitação
#1. Leia o edital
O edital é o documento que contém todas as regras da licitação. Conhecer as regras do edital é importante não somente para preparar a proposta.
É preciso entender todos os pontos para ter argumentos durante as sessões da licitação. Muitos participantes são eliminados antes mesmo da apresentação das propostas por concorrentes atentos a pequenos detalhes.
#2. Prepare bem a documentação
Falhas na hora de apresentar a documentação costumam ser o motivo principal da eliminação de concorrentes em licitações. Se vê de tudo em uma licitação. Entrega de documentação com validade vencida, rasurada ou adulterada acontece com muita mais frequência do que se imagina.
Impostos em dia e papelada organizada são pontos importantes. Mas não basta estar em dia com a burocracia. Esquecer um documento ou até mesmo uma assinatura pode deixar até mesmo o melhor concorrente fora do jogo.
#3. Fique atento às assinaturas (ou à falta delas)
Uma proposta comercial não assinada pode levar à desclassificação do concorrente. Nesses casos, a falta de assinatura invalida o documento, tornando a proposta nula. Da mesma forma, um envelope para análise técnica que deveria ser anônimo, pode ser eliminado, se tiver uma assinatura.
Isso vale também para logotipos de qualquer tamanho ou uma simples marca. É bom ficar de olho no que deve e não deve ser identificado. E fazer a coisa certa.
#4. Faça seus cadastros o quanto antes
Muitas licitações exigem um cadastro prévio. Não deixe para última hora para se cadastrar. Quanto mais tempo você tiver para essa fase, mais fácil será corrigir falhas que podem aparecer durante o processo.
Não corra esse risco! A pontualidade é fator fundamental no vencimento de uma licitação.
#5. Conte com a tecnologia
O mercado de licitações movimenta bilhões por ano, no Brasil. Para entrar nesse mercado, e obter ganhos frequentes, é preciso contar com a tecnologia. Softwares modernos estão disponíveis no mercado e são aliados de empresas organizadas que se preparam para licitações.
Eles permitem saber em tempo reais quais licitações estão em andamento. Além de analisarem o mercado, segmentando as oportunidades, para facilitar as tomadas de decisões nas empresas.
[…] isso ela determina como devem ser os processos de licitação e o que deve ser levado em conta na hora de fechar um contrato […]
Boa tarde, gostaria de solicitar informação sobre:
Em um Edital, o orgão publico pode exigir que o licitante seja localizado dentro do municipio ( compra de filtros)
e, neste mesmo edital – somente para aquisição de filtros automotivos – seja exigido o CERTIFICADO DA AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO?
na minha opinião, a exigencia seria para aquisição de oleos lubrificantes ou combustiveis de qualquer forma..
Como faço para entrar com recurso impugnando o edital?
att
Joana Darc
Olá Joana,
Você pode fundamentar a impugnação na limitação à concorrência, uma vez que o edital está exigindo requisitos que limitam a participação da empresas interessadas sem que haja fundamento legal.