Como usar o Comprasnet?
Como usar o Comprasnet o maior portal de compras públicas do Brasil? Nele, são movimentados bilhões de reais todos os anos.
Pode parecer muito, mas os números são reais, e nós veremos eles melhor adiante.
Se você já participa de licitações presenciais, ou se ainda nem participa, mas está pensando em iniciar nos certames online, leia este artigo até o final.
O pregão, especialmente na forma eletrônica, é a modalidade mais utilizada atualmente.
Então como funciona o pregão eletrônico no comprasnet? Como você pode se cadastrar? Como participar?
Fique tranquilo, nós vamos te responder todas essas dúvidas.
E se ao final ainda ficar alguma incerteza, você pode deixar um comentário que nós te respondemos!
O que é o Comprasnet?
Comprasnet é o sistema utilizado pelo governo federal para realizar seus pregões eletrônicos.
Além do governo federal, vários outros órgãos também utilizam esse sistema. Afinal, ele é muito eficiente e organizado, além de ser simples de navegar.
O acesso ao comprasnet é feito por meio do site www.comprasgovernamentais.gov.br.
Sem qualquer dúvida, é o portal de compras que mais movimenta licitações, e dinheiro também.
E para completar, é um portal totalmente gratuito para os licitantes. O que facilita muito para quem está iniciando no mercado de licitações.
Em análise dos dados de contratação do Governo Federal foram 38,56 bilhões de reais gastos em licitações em 2018.
Repito: 38,56 BILHÕES.
Mas é importante você saber que para ter acesso ao comprasnet, você primeiro precisa fazer um cadastro.
Muitos já ouviram falar do SICAF, que é uma etapa de cadastramento prévio do comprasnet.
Nós vamos então entender um pouquinho mais sobre o SICAF para então voltarmos ao portal de compras.
O que é SICAF?
SICAF é uma sigla, que significa Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores.
O sistema SICAF é um cadastro. Esse cadastro é voltado para as empresas, potenciais fornecedores do governo que queiram utilizar o comprasnet.
Toda empresa que deseja vender para o governo federal, necessariamente deve se cadastrar no SICAF.
Mas não apenas empresas, MEIs também podem se cadastrar no SICAF e vender para o governo.
Portanto, o SICAF é uma plataforma em que os fornecedores (licitantes) disponibilizam seus dados e documentos.
Os documentos que devem ser cadastrados no SICAF são aqueles elencados no art. 27 da Lei 8.666/93. Ou seja, são os documentos requeridos para habilitação na licitação.
Neste outro artigo fizemos uma relação dos documentos necessários para participar de licitação. Neste link para empresas e neste link para os MEIs. #
Como se Cadastrar no SICAF:
Primeiramente, como já falamos, o SICAF é um sistema online e gratuito.
Voltando ao Comprasnet
Após se cadastrar no SICAF, automaticamente o sistema libera para que você possa entrar no comprasnet.
Basta você criar um login e senha, através deste link, informando os dados do seu cadastro no SICAF.
Agora você já pode participar de pregões e aproveitar inúmeras oportunidades no maior portal de compras do Brasil!
Pregão Eletrônico no Comprasnet
Para participar de um pregão eletrônico no comprasnet, primeiro você precisa ter acesso aos editais lançados.
Não sabe como? A Joinsy te ajuda!
Para isso existe a ferramenta da Joinsy, um software que permite não apenas acompanhar todas as licitações disponíveis em território nacional, mas também informações de mercado, de preços, sobre concorrentes e muito mais.
Diariamente você receberá inúmeros editais de acordo com seu segmento, diretamente no e-mail.
Com as oportunidades em mãos, vou te mostrar agora passo-a-passo como cadastrar sua proposta e acompanhar o pregão.
Passo-a-Passo do Pregão Eletrônico no Comprasnet
Agora que você já possui um usuário e senha, basta fazer login no comprasnet.
Abrindo o site www.comprasgovernamentais.org.br você desce a página até encontrar essa imagem:
Na sequência, clique em “produção”.
Irá abrir outra página. Ali você colocará seus dados de acesso, além de selecionar a opção “fornecedor”.
Com o login feito, você entrará na página principal do comprasnet. Então, basta clicar em “Serviços do Fornecedor” e em sequência em “Pregão Eletrônico”.
Você verá então a aba de acesso dos pregões eletrônicos.
Para enviar uma proposta, basta clicar em “Propostas” e em “Cadastrar/Excluir”.
Complete com os dados do pregão e em seguida preencha os dados da proposta de acordo com o edital.
Com a proposta registrada, na data da sessão do pregão, você pode acompanhar o mesmo clicando no item “Acompanhar Aceitação/Habilitação/Admissibilidade”.
Nesta página você pode acompanhar todas as licitações em andamento, registrar recursos, impugnar editais.
Você pode perceber que é um sistema simples, mas bem completo. Que facilita tanto para o órgão público, quanto para os licitantes.
Como Ficar Sabendo de Licitações?
Se você ainda tem dúvidas de como ficar sabendo das oportunidades de negócio, não se preocupe.
Como nós dissemos, a Joinsy faz isso por você. Nossa ferramenta inteligente faz busca de mercado especialmente para sua área de interesse.
Você recebe todos os dias diretamente no e-mail as melhores oportunidades do seu segmento.
Não perca a chance de estar neste mercado que movimenta bilhões todos os anos.
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