Como Participar de Uma Licitação – Passo a Passo
Licitação para você é um assunto complexo? Gostaria de saber mais sobre como participar de uma licitação e obter excelentes resultados?
Já pensou se tivesse um passo a passo para ensinar as pessoas todas as etapas da licitação? Pois é isso que vamos oferecer para você, agora!
Continue lendo que você vai entender cada etapa do processo de licitação. E saber que participar e ganhar licitações é muito mais fácil do que você imagina.
Conhecendo todos os passos dos processos licitatórios, você com certeza terá muito mais oportunidades de participar e ganhar licitações.
Licitação não é um bicho de sete cabeças
Muitas pessoas deixam de participar de licitações de órgãos públicos por não entender como se desenvolvem os certames.
Com isso acabam perdendo a oportunidade de fechar contratos vantajosos e estáveis com empresas públicas. Não se pode esquecer que contratar com o poder público é um excelente negócio nos dias de hoje.
Embora o país atravesse uma crise econômica nunca vista, os setores públicos continuam contratando. E a licitação é o único meio que esses órgãos têm de realizar suas compras.
Veja aqui, passo a passo, como participar de uma licitação!
O universo lucrativo das licitações públicas
Para o exercício de 2022 a União estabeleceu um orçamento de mais de R$ 1,7 TRILHÕES, onde mais de um terço são destinados para Estados, Distrito Federal e Municípios, que permite as contratações de produtos e serviços através de licitações.
Ou seja, boa parte desse orçamento recorde deve ser utilizado em compras públicas que, nos últimos anos tem superado as expectativas em todo o país.
Não podemos esquecer que toda instituição pública é obrigada por lei a contratar serviços ou adquirir bens em conformidade com a lei.
Além da Lei nº 8666/93, conhecida como Lei das Licitações, outros instrumentos normativos também abordam as compras públicas. E todas elas devem ser analisadas para que as compras públicas estejam acima de qualquer suspeita.
Podemos citar dois aspectos importantes dessas compras:
1. Contemplam aquisições de bens e serviços diversos, desde o pão para o café dos servidores públicos, até grandes quantidades de massa asfáltica e maquinário pesado.
2. Elas são abertas a pessoas físicas e jurídicas, e podem ser disputadas por empresas dos mais diversos portes, desde o microempreendedor individual até empresas de sociedade mista.
Diante desse panorama, podemos observar a amplitude desse universo. Qualquer pessoa ou empresa de qualquer porte ou segmento pode participar de uma licitação pública e oferecer seus produtos, com a chance de vir a fechar contratos estáveis e lucrativos com o setor público.
As possibilidades são muitas. Mas mesmo assim, muitas vezes, as empresas preferem não participar por não entender bem o desenrolar dos processos licitatórios.
Mas como participar de uma licitação?
Veja aqui que não é tão difícil como parece… Continue lendo que nós vamos te dar um passo a passo de como participar de uma licitação!
Passo a passo de como participar de uma licitação
1 – O edital
O primeiro passo para participar de uma licitação é acessar o edital. Quando esse documento é publicado, o processo licitatório está oficialmente aberto.
Mas bem antes disso é preciso que a empresa esteja atenta ao mercado, buscando os editais próprios do seu segmento – que são publicados todos os dias, em todas as regiões do país. O edital contém todas as informações sobre a licitação.
Desde a data, o local e o horário da abertura do certame, até o objeto, as condições e a documentação para participar.
2 – Habilitação e classificação
Convém lembrar que essa etapa é classificatória, ou seja, a empresa que não cumprir as regras está automaticamente fora da disputa. E essa fase costuma eliminar muita gente.
Isso porque empresas que não ficam atentas aos critérios para participarem de uma licitação podem deixar de cumprir requisitos importantes.
Para evitar ser excluído antes mesmo do certame ter início, é importante buscar informações sobre todas as condições e cumpri-las à risca.
3 – Documentação
Um dos principais motivos da eliminação de concorrentes em licitações é a falha na documentação.
Prazos de validade das certidões, correção da documentação e assinaturas em dia são requisitos essenciais para as empresas que querem participar de uma licitação.
4 – Regularidade fiscal
Nenhum contrato da administração pública pode ser fechado com empresas que não estão em dia com seus impostos. Esse é um ponto importante e que é cobrado em todos os processos licitatórios. Por isso, é fundamental estar em dia.
5 – Pontualidade
A abertura das sessões de licitação estão previstas no edital, com local, data e horário. Em hipótese alguma é permitido que uma empresa que deseja participar de um processo deixe de estar presente neste momento.
Isso significaria dar chance para uma empresa específica, prejudicando as demais que cumpriram o quesito “pontualidade”.
6 – Apresentação das propostas
Essa etapa costuma ser diferente dependendo da modalidade e do tipo de licitação. Por isso, é bom estar atento.
Para pregões, por exemplo, as propostas são feitas em sessão pública, quando são apresentados os valores para o objeto requerido.
Nesta modalidade de licitação não há limites para os valores e é a partir de lances que é definido o menor preço.
Outras modalidades podem ter condições e ritos diferentes. No tipo melhor técnica e preço, por exemplo, as empresas apresentam envelopes lacrados com as propostas técnicas que são avaliados por uma comissão especial.
Nas etapas seguintes, o valor apresentado é avaliado por meio de fórmula específica que vai determinar qual a proposta mais vantajosa para o órgão público.
7 – Assinatura do contrato
Passando pelas etapas de abertura de propostas, você cumpriu todos os requisitos do edital e apresentou a melhor proposta. Você venceu a licitação! E agora?
A etapa agora é a assinatura do contrato e não é a final.
Na verdade é apenas o início de uma prestação de serviços vantajosa para ambas as partes. Cabe à empresa vencedora cumprir fielmente com prazos e condições firmados nesta etapa.
Isso é que vai determinar o seu valor de mercado e as possibilidades de continuar contratando com o poder público.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou dúvida e ficaremos felizes em te responder.
Faça hoje mesmo seu cadastro e conte com apoio de uma equipe totalmente capacitada para te ajudar a ter sucesso na sua empresa!
Deixe um comentário