Conheça Tudo Sobre Comissão de Licitação Aqui
O que você sabe sobre comissão de licitação? Sabe quem pode participar e como essas comissões atuam nas licitações? Tem alguma ideia de como é formada uma comissão de licitação?
Se essas são suas dúvidas, este artigo é para você!
Vamos explicar tudo sobre comissão de licitação e mostrar qual a exigência legal deste procedimento.
Vamos apresentar ainda como é formada uma comissão de licitação e quem é responsável por este procedimento.
E ainda mais.
Explicar qual tipo de comissão tem a finalidade de avaliar propostas técnicas de que maneira ela é formada.
Continue lendo para entender melhor!
Entenda o mercado de licitações
Para saber o que é comissão de licitação, é importante entender como funcionam as licitações.
A licitação é a maneira que o poder público têm de adquirir bens e serviços de forma legal.
Durante as licitações os fornecedores apresentam suas propostas que são escolhidas segundo o critério de mais vantajoso para o comprador. Ou seja, para o governo.
Essa vantagem segue alguns critérios.
Além da qualidade do produto ou serviço que será adquirido, deve ser levada em conta o preço mais acessível da proposta.
O mercado de licitações é um nicho bastante atraente. Isso porque o governo é o maior consumidor de bens e serviços do país. Tanto na esfera federal, quanto estadual ou municipal.
As licitações podem ser disputadas por empresas de qualquer porte, desde o microempreendedor individual até empresas de sociedade mista. Assim como de variados segmentos.
Sem esquecer que tanto pessoas físicas como jurídicas podem participar.
Não é somente as empresas públicas que realizam licitação para todas as suas compras. Apesar de que a lei obriga apenas o governo.
No entanto, as empresas privadas e as de economia mista, realizam licitações para adquirir bens e serviços. Isso porque atualmente o mercado valoriza muito empresas que fazem uso das boas normas da administração.
Tanto para empresas públicas, quanto privadas e de economia mista, a licitação utiliza os mesmos critérios e normas, seguindo os mesmos passos.
Saiba mais sobre os passos da licitação
Grande parte das normas relativas à licitação está na lei nº 8.666/93. Essa legislação é complementada por outras como a 10.520/02, o Decreto nº 9.412/2018.
Tanto para empresas públicas, quanto privadas e de economia mista, a licitação utiliza os mesmos critérios e normas, seguindo os mesmos passos.
Confira as fases externas da licitação!
#1. Abertura
Esta etapa ocorre a partir da divulgação do edital. Nele constam as informações sobre o objeto a ser licitado e as condições para a compra. Também estão previstos data, local e exigências de documentos e atestados necessários para o processo.
#2. Credenciamento
Nesta etapa, verifica-se os documentos que credenciam o licitante a participar da sessão. São avaliados requisitos pessoais do participante e análise da empresa.
#3. Abertura das propostas
Passa-se à abertura das propostas ou fase de lances, de acordo com a modalidade da licitação.
#4. Julgamento e habilitação
É feita a análise da documentação do vencedor na etapa de proposta e lances. É avaliada a habilitação jurídica, a regularidade fiscal, a qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.
#5. Homologação
A homologação é fase onde ocorre a aprovação da licitação.
#6. Adjudicação
A adjudicação é a fase onde se atribui o objeto da licitação ao licitante vencedor do certame.
Entendendo o que é comissão de licitação
A licitação é uma coisa muito séria. E, para que ocorra sem problemas, deve ser realizada por uma comissão de licitação isenta e legal.
Mas, o que é exatamente uma comissão de licitação?
A comissão de licitação é formada por agentes públicos nomeados pelo governo. Suas funções são receber, examinar e julgar os documentos e os procedimentos sobre as licitações públicas. Isso ocorre nas modalidades concorrência, tomada de preços e convite.
Está previsto na Lei 8666/93 que as comissões devem analisar e responder às impugnações ao edital. Além de conduzir e julgar atos da sessão da licitação.
Vai desde a abertura da sessão, o credenciamento dos fornecedores e o recebimento dos envelopes. Além da análise e julgamento das fases de habilitação e classificação de propostas.
A apreciação e decisão das diligências também é de responsabilidade da comissão de licitação.
A comissão de licitação permanente é constituída pelo governo. Mas há também as comissões técnicas. Essas são formadas por profissionais da área do objeto a ser licitado e são próprias para análise e parecer técnico das propostas.
Esse tipo de comissão de licitação é formado a partir de chamada pública.
Como é formada uma comissão de licitação
Uma comissão de licitação é formada pela autoridade representativa do governo e deve ser renovada a cada ano.
Para isso são seguidos alguns critérios previstos no artigo 51 da Lei nº 8666/93.
Conforme a lei, as comissões de licitação podem ser permanentes ou especiais. E devem contar com, no mínimo, três componentes qualificados do quadro de pessoal do órgão que realiza a licitação.
Desse conjunto, dois devem, obrigatoriamente, pertencer ao quadro permanente da Administração Pública.
Para as comissões permanentes, é possível fazer a recondução parcial de alguns dos componentes, de um ano para outro.
Os membros das comissões de licitação respondem solidariamente pelos atos praticados de todo grupo. Para que isso não aconteça, é preciso que membro que tiver posição individual divergente registre sua postura em ata.
Para a modalidade Carta Convite, que ocorre em pequenas unidades administrativas e quando não houver pessoal disponível, a comissão de licitação poderá ser substituída por um servidor designado, formalmente, pela autoridade representativa do governo.
No caso de licitações de obras, serviços ou aquisição de equipamentos, a comissão de licitação que vai julgar os pedidos de inscrição em registro cadastral, deve ser integrada por profissionais legalmente habilitados.
Como também a alteração ou cancelamento dos pedidos ou inscrição dessas licitações.
Esse tipo de comissão de licitação é bastante comum em licitações do tipo Técnica e Preço.
Nesses casos, é realizado um chamamento público para a formação do grupo. após a inscrição dos profissionais, é realizada um sorteio para definir os integrantes.
Embora necessário para avaliar as propostas, este formato de comissão de licitação não exclui a comissão permanente, que atua normalmente no certame.
Viu como é simples?
Tão simples como participar de uma licitação e obter excelentes resultados.
Basta contar com as ferramentas adequadas para sair na frente.
Deixe um comentário