Saiba Como Vender Para o Governo Com o Exemplo da Döhler

  • 27 de fevereiro de 2018

Saber como vender para o governo mostrou para empresa Döhler que ela poderia aumentar ainda mais seu negócio e alçar patamares ainda maiores.

Para garantir sua participação nos processos licitatórios e aumentar suas chances de contratação com o setor público, a Döhler, segunda maior companhia do setor têxtil do Brasil, investiu no uso de um software de licitação.

A ferramenta, em 7 meses de uso, já trouxe grandes benefícios à empresa, ampliando o conhecimento do seu mercado e avançando nas vendas para o governo.

Tendo em vista as novas possibilidades, a companhia estruturou uma equipe para ficar responsável pelos processos de licitações, otimizando o tempo deles na busca por editais abertos e aumentando o foco nos projetos enviados, isso garantiu maiores chances de sucesso e ganho das licitações.

Quer saber como a empresa conseguiu aumentar sua carteira de cliente e ampliou as vendas com o setor público? Então não deixe de conferir este artigo.

Sobre a Döhler

 Presente há mais de século no mercado brasileiro, a companhia atua na fabricação de artigos para cama, mesa, banho e decoração.

Isso sem contar com os produtos para a linha hospitalar e de redes hoteleiras, um dos principais focos de vendas da Döhler, que tinha, majoritariamente, o setor privado como público.

Com exceção das Forças Armadas do Brasil, que era o único órgão do governo no qual a empresa participava de licitações diretas, antes de passar a utilizar o software da Joinsy para gestão de licitações.

Necessidade de como vender para o governo

A Döhler, diante de mudanças internas, enxergou a necessidade de ampliar as suas vendas, partindo para um novo mercado e utilizando novas estratégias.

Para o gestor de e-commerce da Döhler, Jeferson Kohn,

“A visão da empresa é outra hoje. Tivemos , recente, uma mudança de diretoria, que acabou acolhendo essa mudança, essa nova opção de mercado”.

Vender para o setor público, então, tornou-se um novo objetivo. E o primeiro passo foi encontrar o melhor caminho para isso.

Como você sabe, a busca por novas licitações nem sempre é fácil, pois diversos setores e órgãos podem estar com processos licitatórios abertos, normalmente disponibilizadas em portais e diários oficiais diferentes. O que torna a busca ainda mais difícil para encontrar licitações específicas para o seu setor.

Assim, a empresa encontrou o seu primeiro obstáculo: encontrar licitações abertas para os seus produtos.

Dificuldade em encontrar Licitações Abertas

Se você já pensou em participar de licitações, com certeza se viu com a seguinte dúvida: onde encontrar licitações abertas?

No primeiro momento é natural começarmos a pesquisa por meio do Google. Mas quando fazemos de maneira manual, isso acarreta: necessidade maior de mão de obra, desgaste e perda de tempo. E nem sempre conseguimos ser muito efetivos ao final.

Para dar produtividade e agilidade a esse processo, seria interessante ter em apenas um local todas as informações disponíveis, concorda? Informações como: editais abertos de licitação em sua área, dados sobre seus concorrentes, dicas para participar dos processos licitatórios, etc.

A boa notícia é que nós da Joinsy disponibilizamos todas essas informações de maneira clara, rápida e prática.

Foi quando a Döhler descobriu a existência do software de licitações que poderia auxiliar nas suas atividades e dar mais produtividade e eficiência às suas participações nos processos licitatórios.

Solução da Döhler para encontrar Licitações

 Quando descobriu os softwares de gestão de licitações, começaram a buscar qual se encaixaria mais nas suas necessidades.

Participar de licitações demanda conhecimentos nessa área, e conseguir ter o tempo melhor administrado permite uma atuação mais precisa e com mais chances de sucesso.

Ou seja, visar apenas participar de uma licitação é um erro. É preciso estudar o mercado no qual a sua empresa se enquadra, conhecer os órgãos licitantes, conhecer a concorrência e os seus preços.

É preciso compreender todo o terreno!

Quando conheceu a Joinsy , a Döhler percebeu que essa ferramenta tecnológica tinha todas as funcionalidades que necessitavam.

E foi através dessa parceria que a Döhler começou a administrar esse setor da sua empresa. Com a utilização do software de gestão de licitação ela conseguiu participar de mais processos licitatórios e estruturou a sua equipe, destinando pessoas para análises dos editais e pesquisas dos mercados.

Os processos abertos de licitações, que dizem respeito ao seguimento da Döhler, chegam para ela já filtrados e de forma simples e objetiva.

Assim, através da ferramenta, a empresa consegue gerir melhor as licitações, tornando possível destinar o tempo da equipe a outras atividades, inclusive, se dedicando às exigências do próprio edital.

Software para Licitação: participação com eficácia

A ferramenta disponibilizada pela Joinsy oferece toda a estrutura de suporte necessário para os participantes dos processos licitatórios, realizando o acompanhamento de todas as etapas da licitação.

O programa possibilita a customização de acordo com o ramo de atuação da organização.

Ou seja, as empresas que utilizam o software podem configurá-lo para que recebam dele, apenas, os editais que dizem respeito ao seu seguimento, com base nas informações cedidas no ato do cadastro.

Desta maneira, a Döhler além de participar dos processos de forma intensificada, pode também mapear os seus concorrentes, conhecendo seus preços e níveis de envolvimento com licitações.

Isso traz garantias de maior eficácia na participação dos processos licitatórios e melhoria nos resultados de vendas da empresa.

Essa participação direta possibilitou a Döhler reconhecer as exigências e especificações dos mercados público e privado.

A companhia, que antes da assinatura do software não ofertava a sua linha de produtos hospitalares ao setor público, hoje vive um cenário diferente.

Através do software da Joinsy, a Döhler vem participando diretamente de licitações para os hospitais públicos, e está obtendo resultados satisfatórios.

Isso permite à empresa traçar quadros comparativos do setor hospitalar, nas esferas pública e privada, a fim de saber se as demandas das duas andam em linhas paralelas.

Se o mercado é amplo, ele é reto, é na horizontal, há uma especificação única para o uso de produtos. Então posso dizer que o uso da ferramenta, hoje, está servindo como grande informação e participação no mercado” segundo Jeferson.

Principais vantagens em usar um Software de Licitação

Os principais benefícios alcançados pela Döhler após a adesão do software de gestão de licitações são:

= Estruturação da equipe;
= Suporte direto da Joinsy;
= Ampliação das vendas diretas para o setor público;
= Maior compreensão do mercado;
= Conhecimento ampliado sobre os processos licitatórios;
= Conhecimento da concorrência.

Segundo descreve Jeferson “a plataforma é bem robusta e traz informações completas de todos os editais que cai nela”. E ele conclui dizendo que “a experiência que estamos tendo de uso é de grande valia, vemos que ela tem nos dado todo o suporte necessário”.

E nós da Joinsy sentimos a grande responsabilidade que temos nas mãos, devido à importância e relevância que a nossa plataforma de gestão de licitações ganhou entre as empresas.

Compacto e flexível, o sistema contempla de forma simples e integrada a racionalização e a agilidade dos processos licitatórios e administrativos, garantindo eficiência operacional e inteligência competitiva.

O operacional proporciona agilidade na administração das seguintes etapas:

= Análise de editais;
= Análise de prazos;
= Execução de tarefas;
= Emissão de propostas e declarações;
= Entrega de documentação;
= Controle pós-licitatório.

Na área competitiva, o software – através de filtros de produtos, regiões e representantes – organiza informações dos seus concorrentes no mercado, como:

= Preços praticados;
= Segmentação de serviços;
= Regiões atendidas;
= Quota de mercado.

Se quiser ver na prática como funciona, você pode experimentar gratuitamente a nossa ferramenta

RCC Licitações

A tecnologia ofertada pela Joinsy além de buscar as oportunidades de processos licitatórios em tempo real, possui dados específicos referentes ao mercado de licitações, dispersão geográfica, perfil de compradores e fornecedores.

A Joinsy é pioneira em inteligência de Mercado Público e atua há 50 anos na construção de tecnologia e base de dados.

A organização trabalha em prol de garantir que as informações nesses processos sejam transparentes, no intuito de combater ações ilegais, possibilitando a satisfação dos seus clientes.

Quer saber mais sobre a ferramenta?

Dá uma conferida no nosso artigo Software de licitação: saiba o que é e como funciona.

Döhler

A Döhler é uma empresa nacional, que se agigantou junto ao setor têxtil ao longo dos seus 134 anos de história, sendo hoje a segunda maior do Brasil nessa área.

Localizada na cidade de Joinville, utilizando tecnologia de ponta em seus teares, a Döhler tem um volume de fabricação de 1.400 toneladas por mês, dentro de um portfólio que chega a 12 mil produtos.