Saiba Como Vender Para o Governo Com o Exemplo da Döhler
Saber como vender para o governo mostrou para empresa Döhler que ela poderia aumentar ainda mais seu negócio e alçar patamares ainda maiores.
Para garantir sua participação nos processos licitatórios e aumentar suas chances de contratação com o setor público, a Döhler, segunda maior companhia do setor têxtil do Brasil, investiu no uso de um software de licitação.
A ferramenta, em 7 meses de uso, já trouxe grandes benefícios à empresa, ampliando o conhecimento do seu mercado e avançando nas vendas para o governo.
Tendo em vista as novas possibilidades, a companhia estruturou uma equipe para ficar responsável pelos processos de licitações, otimizando o tempo deles na busca por editais abertos e aumentando o foco nos projetos enviados, isso garantiu maiores chances de sucesso e ganho das licitações.
Quer saber como a empresa conseguiu aumentar sua carteira de cliente e ampliou as vendas com o setor público? Então não deixe de conferir este artigo.
Sobre a Döhler
Presente há mais de século no mercado brasileiro, a companhia atua na fabricação de artigos para cama, mesa, banho e decoração.
Isso sem contar com os produtos para a linha hospitalar e de redes hoteleiras, um dos principais focos de vendas da Döhler, que tinha, majoritariamente, o setor privado como público.
Com exceção das Forças Armadas do Brasil, que era o único órgão do governo no qual a empresa participava de licitações diretas, antes de passar a utilizar o software da Joinsy para gestão de licitações.
Necessidade de como vender para o governo
A Döhler, diante de mudanças internas, enxergou a necessidade de ampliar as suas vendas, partindo para um novo mercado e utilizando novas estratégias.
Para o gestor de e-commerce da Döhler, Jeferson Kohn,
“A visão da empresa é outra hoje. Tivemos , recente, uma mudança de diretoria, que acabou acolhendo essa mudança, essa nova opção de mercado”.
Vender para o setor público, então, tornou-se um novo objetivo. E o primeiro passo foi encontrar o melhor caminho para isso.
Como você sabe, a busca por novas licitações nem sempre é fácil, pois diversos setores e órgãos podem estar com processos licitatórios abertos, normalmente disponibilizadas em portais e diários oficiais diferentes. O que torna a busca ainda mais difícil para encontrar licitações específicas para o seu setor.
Assim, a empresa encontrou o seu primeiro obstáculo: encontrar licitações abertas para os seus produtos.
Dificuldade em encontrar Licitações Abertas
Se você já pensou em participar de licitações, com certeza se viu com a seguinte dúvida: onde encontrar licitações abertas?
No primeiro momento é natural começarmos a pesquisa por meio do Google. Mas quando fazemos de maneira manual, isso acarreta: necessidade maior de mão de obra, desgaste e perda de tempo. E nem sempre conseguimos ser muito efetivos ao final.
Para dar produtividade e agilidade a esse processo, seria interessante ter em apenas um local todas as informações disponíveis, concorda? Informações como: editais abertos de licitação em sua área, dados sobre seus concorrentes, dicas para participar dos processos licitatórios, etc.
A boa notícia é que nós da Joinsy disponibilizamos todas essas informações de maneira clara, rápida e prática.
Foi quando a Döhler descobriu a existência do software de licitações que poderia auxiliar nas suas atividades e dar mais produtividade e eficiência às suas participações nos processos licitatórios.
Solução da Döhler para encontrar Licitações
Quando descobriu os softwares de gestão de licitações, começaram a buscar qual se encaixaria mais nas suas necessidades.
Participar de licitações demanda conhecimentos nessa área, e conseguir ter o tempo melhor administrado permite uma atuação mais precisa e com mais chances de sucesso.
Ou seja, visar apenas participar de uma licitação é um erro. É preciso estudar o mercado no qual a sua empresa se enquadra, conhecer os órgãos licitantes, conhecer a concorrência e os seus preços.
É preciso compreender todo o terreno!
Quando conheceu a Joinsy , a Döhler percebeu que essa ferramenta tecnológica tinha todas as funcionalidades que necessitavam.
E foi através dessa parceria que a Döhler começou a administrar esse setor da sua empresa. Com a utilização do software de gestão de licitação ela conseguiu participar de mais processos licitatórios e estruturou a sua equipe, destinando pessoas para análises dos editais e pesquisas dos mercados.
Os processos abertos de licitações, que dizem respeito ao seguimento da Döhler, chegam para ela já filtrados e de forma simples e objetiva.
Assim, através da ferramenta, a empresa consegue gerir melhor as licitações, tornando possível destinar o tempo da equipe a outras atividades, inclusive, se dedicando às exigências do próprio edital.
Software para Licitação: participação com eficácia
A ferramenta disponibilizada pela Joinsy oferece toda a estrutura de suporte necessário para os participantes dos processos licitatórios, realizando o acompanhamento de todas as etapas da licitação.
O programa possibilita a customização de acordo com o ramo de atuação da organização.
Ou seja, as empresas que utilizam o software podem configurá-lo para que recebam dele, apenas, os editais que dizem respeito ao seu seguimento, com base nas informações cedidas no ato do cadastro.
Desta maneira, a Döhler além de participar dos processos de forma intensificada, pode também mapear os seus concorrentes, conhecendo seus preços e níveis de envolvimento com licitações.
Isso traz garantias de maior eficácia na participação dos processos licitatórios e melhoria nos resultados de vendas da empresa.
Essa participação direta possibilitou a Döhler reconhecer as exigências e especificações dos mercados público e privado.
A companhia, que antes da assinatura do software não ofertava a sua linha de produtos hospitalares ao setor público, hoje vive um cenário diferente.
Através do software da Joinsy, a Döhler vem participando diretamente de licitações para os hospitais públicos, e está obtendo resultados satisfatórios.
Isso permite à empresa traçar quadros comparativos do setor hospitalar, nas esferas pública e privada, a fim de saber se as demandas das duas andam em linhas paralelas.
“Se o mercado é amplo, ele é reto, é na horizontal, há uma especificação única para o uso de produtos. Então posso dizer que o uso da ferramenta, hoje, está servindo como grande informação e participação no mercado” segundo Jeferson.
Principais vantagens em usar um Software de Licitação
Os principais benefícios alcançados pela Döhler após a adesão do software de gestão de licitações são:
= Estruturação da equipe;
= Suporte direto da Joinsy;
= Ampliação das vendas diretas para o setor público;
= Maior compreensão do mercado;
= Conhecimento ampliado sobre os processos licitatórios;
= Conhecimento da concorrência.
Segundo descreve Jeferson “a plataforma é bem robusta e traz informações completas de todos os editais que cai nela”. E ele conclui dizendo que “a experiência que estamos tendo de uso é de grande valia, vemos que ela tem nos dado todo o suporte necessário”.
E nós da Joinsy sentimos a grande responsabilidade que temos nas mãos, devido à importância e relevância que a nossa plataforma de gestão de licitações ganhou entre as empresas.
Compacto e flexível, o sistema contempla de forma simples e integrada a racionalização e a agilidade dos processos licitatórios e administrativos, garantindo eficiência operacional e inteligência competitiva.
O operacional proporciona agilidade na administração das seguintes etapas:
= Análise de editais;
= Análise de prazos;
= Execução de tarefas;
= Emissão de propostas e declarações;
= Entrega de documentação;
= Controle pós-licitatório.
Na área competitiva, o software – através de filtros de produtos, regiões e representantes – organiza informações dos seus concorrentes no mercado, como:
= Preços praticados;
= Segmentação de serviços;
= Regiões atendidas;
= Quota de mercado.
Se quiser ver na prática como funciona, você pode experimentar gratuitamente a nossa ferramenta
RCC Licitações
A tecnologia ofertada pela Joinsy além de buscar as oportunidades de processos licitatórios em tempo real, possui dados específicos referentes ao mercado de licitações, dispersão geográfica, perfil de compradores e fornecedores.
A Joinsy é pioneira em inteligência de Mercado Público e atua há 50 anos na construção de tecnologia e base de dados.
A organização trabalha em prol de garantir que as informações nesses processos sejam transparentes, no intuito de combater ações ilegais, possibilitando a satisfação dos seus clientes.
Quer saber mais sobre a ferramenta?
Dá uma conferida no nosso artigo Software de licitação: saiba o que é e como funciona.
Döhler
A Döhler é uma empresa nacional, que se agigantou junto ao setor têxtil ao longo dos seus 134 anos de história, sendo hoje a segunda maior do Brasil nessa área.
Localizada na cidade de Joinville, utilizando tecnologia de ponta em seus teares, a Döhler tem um volume de fabricação de 1.400 toneladas por mês, dentro de um portfólio que chega a 12 mil produtos.
muito bom!!